sexta-feira, 18 de novembro de 2011

sábado, 27 de agosto de 2011

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Universo que conhecemos... ou não!


Número aproximado de estrelas:
"Se somarmos o número de estrelas na região do chamado Universo observável, uma área com raio de 15 bilhões de anos-luz em que a radiação é captável por nossos telescópios, teremos um total que oscila entre 1 sextilhão e 1 septilhão de estrelas - o número 1 seguido por uma fileira de 21 e de 24 zeros, respectivamente". Ou seja, mais estrelas que Grão de Areia na Terra.

Número aproximado de Galáxias:
Acreditam que tenha pelo menos 200 bilhões de galáxias em termos de universo finito.
com exceção do ponto mais brilhante, todos os outros correspondem a galáxias, algumas delas a 12 bilhões de anos-luz de nós. Imagem tomada em dezembro de 1995
A estrela mais brilhante já descoberta:
LBV 1806-20 é uma estrela hipergigante ou possivelmente uma estrela binária, que se encontra a uma distância de 30.000 a 49.000 anos-luz do Sol, perto do centro da galáxia. O sistema tem uma massa de 130 a 200 massas solares e uma luminosidade variável de 38 milhões vezes a do Sol

A maior estrela em diâmetro já encontrada:
Com um diâmetro de 2.940.000.000km, VY Canis Majoris (VY CMa) é uma estrela hipergigante vermelha com aproximadamente 2.100 vezes maior que o Sol, localizada na constelação do cão maior. Ela é a maior estrela conhecida e uma das mais luminosas. Para se ter ideia do tamanho, imagine, um avião viajando a uma velocidade de 900km/h sobre a sua superfície. Levaria aproximadamente 1160 anos para dar uma volta na estrela.




O maior planeta:
Cerca de 70% maior que Júpite, o planeta TrES-4 orbita a estrela GSC02620-00648, que está a cerca de 1.435 anos-luz da Terra. Estando a apenas 7 milhões de km de sua estrela, o planeta também é muito quente, com temperatura média de cerca de 1,3 mil ºC.


Lembre-se, mesmo que esse planeta seja assim grande, sua massa é muito menor que a de Júpiter.





A luz mais antiga:
Formada 380 mil anos após o Big Bang, essa radiação de calor só pôde circular pelo espaço quando um resfriamento no Universo pós-Big Bang permitiu a formação de átomos de hidrogênio.


Como seria a Terra vista através de outro planeta?


Essa é a primeira imagem que temos do nosso planeta “fotografada” da superfície de um outro astro além da Lua. Ela foi tirada pela Mars Exploration Rover Spirit uma hora antes do amanhecer em Marte, no 63 dia do calendário marciano.

Física:
Se você ficar correndo em linha reta a 9,8km/h e em torno de 175 dias você consegue dar uma volta na terra que tem quase 40mil km! achou muito? se você fizer o mesmo em júpiter ,você ficaria 1.935dias correndo.
Obs: 1.935 = + 5anos

Se fôssemos a conduzir um carro a uma velocidade constante de 160 Km/h, levaríamos cerca de 221 milhões de anos para chegar ao centro da Via Láctea.

No movimento de translação, o planeta Terra se locomove a uma velocidade de cerca de 108 mil km/h.

A Terra realiza o movimento de rotação a uma velocidade, na linha do equador, de 1.674 km/h.

O centro da terra possui uma velocidade média, por causa de seu movimento orbital, de 107.515 km/h.

Destruir a Terra é bastante complicado:
O que seria necessário para vaporizar um planeta como a Terra? Se definimos vaporizar como transformar em pedaços tão pequenos que se dispersem e não possam se unir de novo pela gravidade, a quantidade de energia necessária seria descomunal. Se quiséssemos desintegrar a Terra mediante bombas nucleares, por exemplo, seria necessário um grande arsenal e um montão de tempo. Se explodíssemos todas as bombas nucleares existentes em nosso planeta a cada segundo, levaria 160 mil anos para converter a Terra numa nuvem de gás no espaço. Inclusive as grandes colisões estelares não bastam para desmaterializar um planeta.

A Terra recebeu o impacto de um objeto do tamanho de Marte há vários milhões de anos e o lixo resultante formou a Lua, mas não nos apagou do mapa. É por isto que o raio da Estrela da Morte em Star Wars não é ficção científica, senão simples fantasia. A quantidade de energia necessária para desintegrar um planeta é muito elevada, inclusive para o Lado Negro da Força.


A Terra é mais lisa que uma bola de bilhar:É possível que você já tenha ouvido a afirmação de que se a Terra fosse reduzida ao tamanho de uma bola de bilhar seria inclusive mais lisa que esta. Uma bola de bilhar tem aproximadamente 5.7 cm de diâmetro. Tendo em conta que a Terra tem um diâmetro de 12.735 quilômetros, e sem contar mares e montanhas, poderia ser dito que nosso planeta é bastante liso. Mas o mais surpreendente é que ainda contando com o ponto mais alto, Everest (8.850 m), e o mais profundo a fossa das Marianas, (11.000m), os parâmetros da Terra estariam dentro do aceitável para uma bola de bilhar, assim que por sua vez a lenda urbana é verdadeira.

Que aconteceria se saltássemos num buraco que atravessasse o planeta pelo núcleo?
Morreríamos, evidentemente. Mas vamos supor que fossemos feitos de algum material mágico que nos permitisse sobreviver à queda de 13.000 km, demoraríamos 20 minutos em chegar ao interior da Terra e outros 20 minutos em chegar ao exterior pelo outro extremo. O problema é que antes de chegarmos à superfície voltaríamos a cair, e esta viagem de ida e volta se repetiria uma e outra vez durante toda a eternidade.

E por último e talvez mais surpreendente: 
45% dos americanos não sabem que o Sol é uma estrela.



Fonte: Céu Noturno

domingo, 14 de agosto de 2011

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Milagre em Brasília!!


O deputado federal José Antonio Reguffe (PDT-DF), que foi proporcionalmente o mais bem votado do país com 266.465 votos, com 18,95% dos votos válidos do DF, estreou na Câmara dos Deputados fazendo barulho. De uma tacada só, protocolou vários ofíciosna Diretoria-Gera...l da Casa. Abriu mão dos salários extras que os parlamentares recebem (14° e 15° salários), reduziu sua verba de gabinete e o número de assessores a que teria direito, de 25 para apenas 9. E tudo em caráter irrevogável, nem se ele quiser poderá voltar atrás. Além disso, reduziu em mais de 80% a cota interna do gabinete, o chamado “cotão”. Dos R$ 23.030 a que teria direito por mês, reduziu para R$ 4.600. Segundo os ofícios, abriu mão também de toda verba indenizatória, de toda cota de passagens aéreas e do auxílio-moradia, tudo também em caráter irrevogável. Sozinho, vai economizar aos cofres públicos mais de R$ 2,3 milhões (isso mesmo R$ 2.300.000,000) nos quatro anos de mandato. Se os outros 512 deputados seguissem o seu exemplo, a economia aos cofres públicos seria superior a R$ 1,2 BIlhão. “A tese que defendo e que pratico é a de que um mandato parlamentar pode ser de qualidade custando bem menos para o contribuinte do que custa hoje. Esses gastos excessivos são um desrespeito ao contribuinte. Estou fazendo a minha parte e honrando o compromisso que assumi com meus eleitores”, afirmou Reguffe em discurso no plenário.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Teste de idade

Se você sabe, parabéns, está ficando velho!

Fonte: Barbalonga

sábado, 30 de julho de 2011

segunda-feira, 4 de julho de 2011

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Curtindo um som no busú

O 1º meme a gente nunca esquece

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Toquinho e Vinícius de Moraes - Tonga da Mironga do Kabuletê



Ano de 1970.Vinícius e Toquinho voltam da Itália onde haviam acabado de inaugurar a parceria com o disco "A Arca de Noé", fruto de um velho livro que o poetinha fizera para seu filho Pedro, quando este ainda era menino.

Encontram o Brasil em pleno "milagre econômico". A censura em alta, a Bossa em baixa.
Opositores ao regime pagando com a liberdade e a vida o preço de seus ideais.
O poeta é visto como comunista pela cegueira militar e ultrapassado pela intelectualidade militante, que pejorativa e injustamente classifica sua música de easy music.

No teatro Castro Alves, em Salvador, é apresentada ao Brasil a nova parceria.
Vinícius está casado com a atriz baiana Gesse Gessy, uma das maiores paixões de sua vida, que o aproximaria do candomblé, apresentando-o à Mãe Menininha do Gantois.

Sentindo a angústia do companheiro, Gesse o diverte, ensinando-lhe xingamentos em Nagô, entre eles "tonga da mironga do cabuletê", que significa "o pêlo do cu da mãe". O mote anal e seu sentimento em relação aos homens de verde oliva inspiram o poeta.

Com Toquinho, Vinícius compõe a canção para apresentá-la no Teatro Castro Alves.
Era a oportunidade de xingar os militares sem que eles compreendessem a ofensa.

E o poeta ainda se divertia com tudo isso:
"Te garanto que na Escola Superior de Guerra não tem um milico que saiba falar nagô".


Fonte: Vinicius de Moraes: o Poeta da Paixão; uma Biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. 

Via: Nícolas Queiros

Tonga da Mironga do Kabuletê
Toquinho e Vinicius de Moraes

Eu caio de bossa eu sou quem eu sou
Eu saio da fossa xingando em nagô
Você que ouve e não fala
Você que olha e não vê
Eu vou lhe dar uma pala
Você vai ter que aprender
A tonga da mironga do kabuletê
A tonga da mironga do kabuletê
A tonga da mironga do kabuletê
Você que lê e não sabe
Você que reza e não crê
Você que entra e não cabe
Você vai ter que viver
Na tonga da mironga do kabuletê
Na tonga da mironga do kabuletê
Na tonga da mironga do kabuletê
Você que fuma e não traga
E que não paga pra ver
Vou lhe rogar uma praga
Eu vou é mandar você
Pra tonga da mironga do kabuletê
Pra tonga da mironga do kabuletê
Pra tonga da mironga do kabuletê

terça-feira, 14 de junho de 2011

E tenho dito:

O conservador é egoísta, pois priva o herdeiro de viver a liberdade que ele mesmo não teve.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

domingo, 22 de maio de 2011

sábado, 30 de abril de 2011

Como assim?!?

Como assim? Como assim? Como assiiiiiiiim?!?!?

quinta-feira, 28 de abril de 2011

quarta-feira, 27 de abril de 2011

quinta-feira, 14 de abril de 2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

quinta-feira, 24 de março de 2011

quarta-feira, 23 de março de 2011

Frase do dia

"Todos os cogumelos são comestíveis… Alguns, apenas uma vez."

(Alguém)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

domingo, 13 de fevereiro de 2011

sábado, 22 de janeiro de 2011

Frase do dia!


"Se vai vai, Hamilton……se já foi vai de novo, assim parado não da pra ir…vai e me avisa que foi…"

(José Luiz Datena)


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011


Tá explicado?

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Tá sempre frio quando a gente tá só
Mas a gente sempre fica com a janela aberta pra esperar alguma coisa
A gente espera ouvir alguém chamando
Mas sempre tem medo de quem grita nosso nome
Porque não é fácil saber quem tá esperando a gente
Mas se alguém estiver chamando tem sempre aquele arrepio
Arrepio de frio, de quem espera alguém
Mas ninguém espera nosso frio
Ninguém ouve o frio que a gente sente
Mas as vezes a gente passa calor
Mesmo sem querer a gente esquenta
Mas a gente nem sempre sabe disso
Tem alguém, as vezes, que quer encontrar a gente
Mas sente muito frio pra procurar
E fica alguém calado... e a gente também
Mas dá vontade de gritar pro vento
Achando que o vento frio vai levar calor
Mas ninguém aquece nosso grito
E a gente perde a voz
Mas ganha tempo
Pra quê a gente não sabe
Mas alguma coisa a gente ganha
Frio da voz abafada
Mais frio... esperando calor...
 
(Flávio Gama) 


 

Números

R$ 26, 7 mil é o novo salário aprovado pelo Congresso Nacional para os políticos do Executivo, Legislativo e dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Em 2010, mais de R$ 1,2 trilhões foram arrecadados em impostos pelo governo no Brasil 

A campanha da presidente eleita, Dilma Rousseff, custou
R$ 177 milhões

Em 2011, o salário mínimo será
R$ 538,15 

sábado, 1 de janeiro de 2011

A Ilha russa de Wrangel: A prova de que o aquecimento global não é o pior problema que o homem está causando ao Ártico


 Vista aérea da Ilha de Wrangel durante o curto verão ártico

No extremo nordeste da Rússia, em pleno Ártico, localiza-se a desconhecida Ilha de Wrangel, apesar de seu tamanho considerável, maior do que alguns países europeus (cerca de 145Km em seus pontos mais distantes)

Localização da Ilha de Wrangel no mapa da Rússia


A Ilha possui a maior concentração de Ursos Polares do planeta, além de Focas, Raposas do Ártico e várias espécies de pássaros. Devido a sua topografia, possui também a maior diversidade de plantas do Ártico.


 Foto de Satélite da ilha, com o mar totalmente congelado a seu redor

O severo clima ártico, com temperaturas que dificilmente ficam acima de 0 grau, e o completo isolamento, devido ao constante congelamento de todo o oceano a sua volta, tornam qualquer assentamento humano fadado ao fracasso.


Guerra Fria, a maior responsável pelos problemas de Wrangel


Porém, na época da Guerra Fria, a União Soviética tinha interesses estratégicos importantes em Wrangel, já que se localiza em um ponto que poderia ser utilizado pelos Estados Unidos em um eventual plano de ataque.

Por causa disto, foram feitas várias tentativas de estabelecer povoamento na ilha: Bases Anti-Mísseis, Fazendas de Renas, Aeroportos militares e Estações Científicas.


As impressionantes encostas da Ilha, esculpidas pelo gelo durante milhares de anos

Porém, as péssimas condições climáticas frustaram todas as incursões.

Só que para fazer  todas estas tentativas, foram levadas para a ilha toneladas e toneladas de combustível para calefação, baterias radioativas para equipamentos de navegação, lubrificantes e outros materiais contaminantes.

  Barris de Combustível por toda a parte. Restos da ocupção humana durante a Guerra Fria


Hoje a ilha é desabitada, e apenas expedições científicas arriscam-se por lá. Porém, toda esta parafernália continua na ilha, deteriorando-se a céu aberto. Centenas de barris corroídos e enferrujados vazam contaminantes no solo, por onde Ursos Polares, pássaros e outros mamíferos procuram comida, fazem seus ninhos e cuidam de seus filhotes. E o pior de tudo, baterias radioativas degradam-se dia a dia, aguardando que algum dos animais consiga romper suas câmaras.


Raposa do Ártico 


Os ursos polares buscam alimento em solo contaminado 

Mais ursos polares sobre o que restou de uma base militar

Triste paisagem. Caso existisse uma prensa quando as bases foram desativas, pelo menos os barris vazios teriam sido compactados e trazidos de volta ao continente, mas ninguém lembrou de trazer uma prensa de barris para a ilha.

 Poluição até onde a vista alcança


A corrosão das encostas faz com que barris cheios de diesel sejam jogados nas águas 

 Baterias radioativas são um problema ainda maior


 Cena deprimente, como somos capazes de tanta idiotice

Um fato curioso sobre a ilha de Wrangel é que ela foi o último habitat dos grandes Mamutes que restaram no planeta, por volta de 1700 AC. O isolamento é tal que é muito fácil encontrar presas de mamute pelo chão a cada caminhada pela tundra.


A ilha foi o último habitat dos Mamutes

Devido à sua importância arqueológica e fauna e flora únicas, a Ilha de Wrangel foi declarada em 2004 pela UNESCO "Patrimônio Natural da Humanidade".


Presa de Mamute repousa sobre o solo a pelo menos 3.700 anos


Apesar disto, até agora, nenhum plano de descontaminação foi feito...os habitantes originais da ilha continuam aguardando...



Na Ilha de Wrangel, o aquecimento global é o menor dos problemas...
 
 
 
Fonte: RIOBLOG