terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Feliz 2010!!



O passado se perdeu

O presente me bateu

E o futuro se escondeu

Onde estão meus tijolinhos?
Em que rua devo estar?
Pulam sapos no caminho
Sem temer vou perguntar
Com olhares tão soturnos
Falam baixo ao responder
Nesses ares cá noturnos 
Muito escuro para ver
Poças d'água saltitantes
Ao bater pingos de chuva
Fazem tremular a lua 
E as estrelas mais distantes
Eu ainda sem saber
O que tem na minha frente
Metro atrás, metro adiante
Tudo longe da minha mente
Se o futuro vem depois
E o presente é agora
O passado vem no bolso
Pode encher a qualquer hora
Transborda ao meu lado
Ou então na frente minha
Se a lembrança cai pra trás
Ela fica lá sozinha 


Flávio Gama








O melhor Anti-Vírus do mundo!!!

Arte de Kris Van Beek

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Primo distante


Exemplo de concentração, equilíbrio, elasticidade, paz interior, consciência corporal...
INSPIRADOR

Hehe...


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Joan Jett


     Joan Jett foi guitarrista e vocalista de uma banda dos anos 70, formada apenas por mulheres, chamada "The Runaways" (As Fugitivas). Por que justo Joan merece destaque aqui no "PSIONANTE!"? Bem, em primeiro lugar, numa pesquisa recente feita por uma revista inglesa, que mostrava uma lista dos 100 melhores guitarristas do século XX, Joan Jett e sua companheira de banda Lita Ford foram as duas únicas mulheres a figurar entre os marmanjos. É, as duas eram virtuosas, todas na banda mereciam destaque, mas ainda existem outros motivos pra eu estar falando de Joan Jett. 
     Sinceramente, não conhecia a banda até alguns meses atrás, quando soube que estava sendo gravado um filme sobre a mesma. Como cinéfilo e amante do Rock'n'roll que sou, decidi procurar algumas músicas da banda e... bem... não consegui parar de ouvir até hoje!! Rock  tipicamente setentista, "cru" e direto, como deve ser. 
Falando um pouco mais sobre Joan Jett: The Runaways teve um fim precoce, em 1979, quatro anos após sua formação, mas Joan não deixou a música, muito menos o Rock, tanto que a maioria das pessoas deve conhecê-la pela gravação do clássico "I love Rock'n'roll" durante sua carreira solo que, por sinal, dura até hoje, com menos glamour. No cinema ela será interpretada por Kristen Stewart que, apesar de muito jovem, já tem história em Hollywood. Ela viveu a filha de Jodie Foster, no filme "O quarto do pânico", protagonizou "O segredo de Melinda" (Speak) e mais recentemente o Blockbuster "Crépusculo". A baixo, uma comparação entre Joan e Kristen ja penteada e maquiada no set de filmagem, para viver a guitarrista:



E aí... o que acharam?


segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O filho do Brasil


Incrível!!!! Em 2002 Lula foi eleito com a promessa de ser o presidente do povo, com projetos sociais indubitavelmente favoráveis à população do sertão nordestino, como a "fome zero", o "bolsa família", a "transposição do Rio São Francisco", entre outros.
Veja você (onde é que o barco foi desaguar) que o portamento do presidente Lula se demonstrou muito mais eficiente quando se tratou da política externa, sendo ele mais popular na Argentina do que a própria presidente local, além de ser 'aclamado' por Barack Obama como o presidente mais popular do mundo. Entre outras palavras de Obama: "Esse é o cara!" Lula vem sendo, incorrigivelmente, o presidente mais apto a lhe dar com questões fronterístas do que qualquer outro persidente já aclamado pelo voto popular no Brasil. E as questões socias vão a solo... sendo que a 'bolsa' ou a 'transposição' não foram reguladas da maneira adequada a favorecer as devidas famílias merecidas de tais projetos.
Aí vem vindo o filme: "Lula, o filho do Brasil", grande caráter político quando bate de frente com determinados executivos internacionais, mas desviado dos grandes compromissos socias.

sábado, 21 de novembro de 2009

Por assim dizer...


Reintegrar esse blog realmente não foi fácil pra mim. Depois de 6 posts, 3 comentários e, imagino, um número não muito superior de visitas, eu comecei a me questionar sobre os motivos e, principalmente, sobre os estímulos que me fariam continuar a escrever por aqui. Em primeiro lugar, cultura enquanto "produto dinâmico" passível de introjeção social e/ou pessoal transita, quer queira, quer não, de uma maneira independente, entre variáveis individuais e coletivas, ressaltando a "bagaça" que tem dentro da cabeça de cada um... e cada um lava o cérebro com o alvejante que lhe for mais "atraente" e pronto. Pensar sobre o que pensar as vezes faz você pensar em nada e isso vai tornando seu pensamento muito pouco perigoso, exatamente quando ele precisava ser. 
De forma mais objetiva: eu escrevo pra mim. Simples assim. Vai ficando mais fácil olhar-se no espelho literário, com tantas letras embaralhadas e sua cara do mesmo jeito... sem acréscimo ou decréscimo. Vira página, clica o mouse, disca o número e só o que a gente precisa fazer pra ter outra visão é piscar os olhos. Sem tanta cerimônia pra enxergar o que quer ver.
Escrever 8 ou 80 linhas não vai fazer diferença se eu não entendo o que escrevo. E mesmo se entendo, lembrar de pessoas que significam muito pra mim enquanto teclo ou rabisco ou pinto na parede do meu quarto com giz de cera um beija-flor e uma flor ou só o beija-flor e aí não penso em mais ninguém e mais nada daquilo faz sentido pra mim porque só reproduzo o que vejo, torna tudo mais manso e mais denso ao mesmo tempo!!!!!
Quem vai entrar nessa "bagaça" e perguntar o que eu quis dizer com aquele post ou aquela frase?!?!?
'QUEM NÃO VAI ENTRAR?' Talvez isso tenha me deixado por tanto tempo "fora do ar"... vá saber.
Posts em breve? NÃO... quando eu tiver algo pra dizer.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

"Me fale mais sobre isso..."

Freud foi um ditador da intelectualidade?
Foi um desbravador das fraquezas humanas?
Foi o Senhor da "interpessoalidade"?
A questão MAIOR é: Freud ainda é atual?

O fim do século XIX e início do século XX foi um prato cheio para questões machistas e elitistas. Ainda que se considere a sociedade atual como tal, voltar-se à psicanálise, ou até mesmo à filosofia freudiana para elucidar questões pessoais, transforma tal "teoria" em algo fora de contexto, considerando inúmeros movimentos de classe, religião e gênero que "tomaram conta" das últimas décadas. Não apenas Freud, mas a psicanálise em si já foi remontada, destrinchada, repassada e, apesar de todos os esforços, continua num monólogo TESO e secular que remete às bases rígidas e penosas de uma figura geniosa, porém "empoeirada", que deve ter seu devido valor reconhecido, mas num suporte enferrujado, numa prateleira qualquer! Como disse uma figura emblemática, há algum tempo: "Freud foi um gênio, mas os freudianos são uns ..."

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Por falar em sonho...


Depois de assistir uma reportagem exibida pela Record ontem à noite que mostrava depoimentos de veteranos da guerra do Iraque, eu tive um daqueles sonhos que duram a noite toda e mesmo que você acorde durante o sonho, ele continua lá, em algum lugar do seu subconsciente, esperanda pra voltar junto com o seu sono. Bem, primeiro sobre a reportagem! Ex-combatentes da invasão americana ao Iraque (invasão essa que se deu em 2003, durante o governo de Bush, com o pretexto de procurar armas químicas) contam a experiência, não só da guerra, mas dos treinamentos e também das sequelas físicas e psicológicas. Tudo isso acompanhado de imagens pra lá de chocantes de crianças iraquianas multiladas, queimadas e até mortas e dos próprios veteranos entrevistados, também multilados. Em suma, um prato cheio pra quem estava assistindo TV pra pegar no sono, ter sonhos lindos, repletos de alegria e fantasia (kaham!). Vamos ao sonho!!! Simplesmente com tudo que um bom sonho bastante realista tem direito: sensações de dor física, cansaço, náusea e pra piorar, eu, que sempre consigo voar nos sonhos quando eu quero e bem entendo, não obtive sucesso dessa vez e tive que passar por isso tudo em terra firme mesmo. Detalhes mais insanos do sonho: era uma guerra mundial e eu (e alguns poucos amigos da vida real que só apareciam pra morrer nos meus braços) era inimigo de todo mundo!!!! Eu corria sempre que gritavam: "ASIÁTICOS, ASIÁTICOOOOOS!!!", ou quando gritavam: "TURBANTES, TURBAAAANTES!!!" ou "ALEMÃÃÃÃES, F**EU!!!"; mas não tinha nada pior do que quando apareciam os americanos, sempre os mais bem armados e preparados e sempre em maior número; ataques aéreos, minas, tanques enormes, granadas "a rodo"; traficantes de armas que nunca tinham munição, quando eu estava com uma arma e aparecia um cara na minha frente eu tinha que jogar a arma na cabeça do cara e logo depois eu recebia 3 tiros no peito; quando eu era atingido doía muuuuito e era como se eu tivesse morrido, mas eu continuava na guerra; uma hora apareceu um bucado de hippie, todos pelados, querendo o fim da guerra e os americanos detonaram com eles. Cá pra nós, aquela cena de um campo verde (até bonito) entupido de hippie pelado e ensanguentado não foi das melhores (isso até me fez lembrar de "Strawberry Fields Forever" dos Beatles). Enfim, eu queria compartilhar essa loucura e alertar: cuidado com o que vocês assistem ou lêem antes de dormir... ufa!!!!

domingo, 27 de setembro de 2009

Hoje é dia de desabafo

Quem é que vai tentar?
Quem vai se arrepender?
Quem vai entrar?
E quem vai voltar?
Às vezes sonhar sozinho é mesmo estranho,
Mas ter sonhos em comum pode ser muito mais do que estranho.
É quase doloroso pensar que 'tudo tem seu tempo',
Uma dor que não tem gosto de nada,
Mas em cada dia tem um gosto diferente:
Duvidar do seu sonho, mesmo acreditando nele,
Duvidar de quem sonha com você, mas quem também te faz sonhar,
Duvidar da realidade
E duvidar da mentira.
Mas "... a dúvida é o preço da pureza e é inútil ter certeza..."
Vagar sozinho é difícil,
Mas é pior quando você olha para os lados
e está todo mundo parando,
ou você olha pra frente e vê que tudo parou.
Apesar de... eu nunca posso dizer que não tenho "armas",
pois tenho minhas pernas pra continuar vagando... acompanhado ou não,
Afinal de contas: "Nunca prive uma pessoa de esperança, pode ser a única coisa que ela tem".

( Flávio Gama)

sábado, 26 de setembro de 2009

3 dias muito loucos

Três dias sem postar. Três dias em alfa. Três dias brrrrutos... hehe
Por enquanto, deixa como está... novos posts em breve

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Demogracinha


O inverno mais quente dos últimos anos vai dando lugar a uma das primaveras mais úmidas. Em 2010 vai ser a mesma coisa e em 2011, e em 2012 também, quando finalmente o Sol se alinhará ao centro da Via Láctea (que não é feita de leite) e uma série de acontecimentos catastróficos culminará num cataclisma horripilante, dando-se assim o fim dos dias do Homem na Terra. Bem, isso se Nostradamus, os Maias e os egípcios estiverem corretos. Enquanto não chega 2012, eu sugiro que cada um se torne profeta de sua própia vida e vá brigar pelo seu manjar espiritual (!), afinal de contas, quanto mais pensamos em viver em comunas, menos a gente tem em comum. Já ouviram a frase: "Se quiser mudar o mundo comece por você"? Pois é, tão piegas quanto, é a idéia de que o Brasil é o país do futuro, principalmente hoje que foi publicado que esse mesmo Brasil subiu não sei quantos níveis numa espécie de ranking mundial que, segundo Fátima Bernardes, classifica os países mais economicamente confiáveis . Vai ver que é por isso que no congresso a galera não precisa mais se incomodar com nada, nem com as denúncias mais eles estão preocupados. Se não adianta denunciar então não adianta mais votar? Aaah... claro que não é assim, ainda não obrigaram a gente a denunciar, só a votar. Mas pensando bem, hummm... o Brasil é "economicamente confiável"!

BRASIL SIL SIL...

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Psionante

Bem, primeiro post! Seria pertinente explicar o "porquê" do blog ou do título, mas isso eu vou fazendo no decorrer dos próximos posts. A princípio só digo que seria legal se alguém sacasse o título antes de qualquer dica. Antes de falar do blog é melhor falar da internet. A gente viveria perfeitamente sem ela, mas ela foi começando a tomar conta de tudo, invadindo nossas vidas e de uma hora pra outra você percebe que foi pescado pela rede há muito tempo e não sabia. Acaba que você não sabe se está se adaptando à "net" ou se é ela que está se adaptando à você. E assim eu amarrei meu jegue aqui nesse blog. É assim, bem simples. Se de perto todo mundo é louco, de longe toda história é curta. Porém, as entrelinhas tardam, mas não falham [risada maquiavélica!!]... afinal de contas "o diabo mora nos detalhes" [risadas diabólicas!!!!!!] 'Medo'