sábado, 27 de agosto de 2011
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Universo que conhecemos... ou não!
Número aproximado de estrelas:
"Se somarmos o número de estrelas na região do chamado Universo observável, uma área com raio de 15 bilhões de anos-luz em que a radiação é captável por nossos telescópios, teremos um total que oscila entre 1 sextilhão e 1 septilhão de estrelas - o número 1 seguido por uma fileira de 21 e de 24 zeros, respectivamente". Ou seja, mais estrelas que Grão de Areia na Terra.
Número aproximado de Galáxias:
Acreditam que tenha pelo menos 200 bilhões de galáxias em termos de universo finito.
"Se somarmos o número de estrelas na região do chamado Universo observável, uma área com raio de 15 bilhões de anos-luz em que a radiação é captável por nossos telescópios, teremos um total que oscila entre 1 sextilhão e 1 septilhão de estrelas - o número 1 seguido por uma fileira de 21 e de 24 zeros, respectivamente". Ou seja, mais estrelas que Grão de Areia na Terra.
Número aproximado de Galáxias:
Acreditam que tenha pelo menos 200 bilhões de galáxias em termos de universo finito.
![]() |
| com exceção do ponto mais brilhante, todos os outros correspondem a galáxias, algumas delas a 12 bilhões de anos-luz de nós. Imagem tomada em dezembro de 1995 |
LBV 1806-20 é uma estrela hipergigante ou possivelmente uma estrela binária, que se encontra a uma distância de 30.000 a 49.000 anos-luz do Sol, perto do centro da galáxia. O sistema tem uma massa de 130 a 200 massas solares e uma luminosidade variável de 38 milhões vezes a do Sol
A maior estrela em diâmetro já encontrada:Com um diâmetro de 2.940.000.000km, VY Canis Majoris (VY CMa) é uma estrela hipergigante vermelha com aproximadamente 2.100 vezes maior que o Sol, localizada na constelação do cão maior. Ela é a maior estrela conhecida e uma das mais luminosas. Para se ter ideia do tamanho, imagine, um avião viajando a uma velocidade de 900km/h sobre a sua superfície. Levaria aproximadamente 1160 anos para dar uma volta na estrela.
Cerca de 70% maior que Júpite, o planeta TrES-4 orbita a estrela GSC02620-00648, que está a cerca de 1.435 anos-luz da Terra. Estando a apenas 7 milhões de km de sua estrela, o planeta também é muito quente, com temperatura média de cerca de 1,3 mil ºC.
Lembre-se, mesmo que esse planeta seja assim grande, sua massa é muito menor que a de Júpiter.
A luz mais antiga:
Formada 380 mil anos após o Big Bang, essa radiação de calor só pôde circular pelo espaço quando um resfriamento no Universo pós-Big Bang permitiu a formação de átomos de hidrogênio.
Como seria a Terra vista através de outro planeta?
Essa é a primeira imagem que temos do nosso planeta “fotografada” da superfície de um outro astro além da Lua. Ela foi tirada pela Mars Exploration Rover Spirit uma hora antes do amanhecer em Marte, no 63 dia do calendário marciano.
Física:
Se você ficar correndo em linha reta a 9,8km/h e em torno de 175 dias você consegue dar uma volta na terra que tem quase 40mil km! achou muito? se você fizer o mesmo em júpiter ,você ficaria 1.935dias correndo.
Obs: 1.935 = + 5anos
Se fôssemos a conduzir um carro a uma velocidade constante de 160 Km/h, levaríamos cerca de 221 milhões de anos para chegar ao centro da Via Láctea.
No movimento de translação, o planeta Terra se locomove a uma velocidade de cerca de 108 mil km/h.
A Terra realiza o movimento de rotação a uma velocidade, na linha do equador, de 1.674 km/h.
O centro da terra possui uma velocidade média, por causa de seu movimento orbital, de 107.515 km/h.
Destruir a Terra é bastante complicado:
O que seria necessário para vaporizar um planeta como a Terra? Se definimos vaporizar como transformar em pedaços tão pequenos que se dispersem e não possam se unir de novo pela gravidade, a quantidade de energia necessária seria descomunal. Se quiséssemos desintegrar a Terra mediante bombas nucleares, por exemplo, seria necessário um grande arsenal e um montão de tempo. Se explodíssemos todas as bombas nucleares existentes em nosso planeta a cada segundo, levaria 160 mil anos para converter a Terra numa nuvem de gás no espaço. Inclusive as grandes colisões estelares não bastam para desmaterializar um planeta.
A Terra recebeu o impacto de um objeto do tamanho de Marte há vários milhões de anos e o lixo resultante formou a Lua, mas não nos apagou do mapa. É por isto que o raio da Estrela da Morte em Star Wars não é ficção científica, senão simples fantasia. A quantidade de energia necessária para desintegrar um planeta é muito elevada, inclusive para o Lado Negro da Força.
A Terra é mais lisa que uma bola de bilhar:
Que aconteceria se saltássemos num buraco que atravessasse o planeta pelo núcleo?
Morreríamos, evidentemente. Mas vamos supor que fossemos feitos de algum material mágico que nos permitisse sobreviver à queda de 13.000 km, demoraríamos 20 minutos em chegar ao interior da Terra e outros 20 minutos em chegar ao exterior pelo outro extremo. O problema é que antes de chegarmos à superfície voltaríamos a cair, e esta viagem de ida e volta se repetiria uma e outra vez durante toda a eternidade.
E por último e talvez mais surpreendente: 45% dos americanos não sabem que o Sol é uma estrela.
Fonte: Céu Noturno
domingo, 14 de agosto de 2011
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
Milagre em Brasília!!
O deputado federal José Antonio Reguffe (PDT-DF), que foi proporcionalmente o mais bem votado do país com 266.465 votos, com 18,95% dos votos válidos do DF, estreou na Câmara dos Deputados fazendo barulho. De uma tacada só, protocolou vários ofíciosna Diretoria-Gera...l da Casa. Abriu mão dos salários extras que os parlamentares recebem (14° e 15° salários), reduziu sua verba de gabinete e o número de assessores a que teria direito, de 25 para apenas 9. E tudo em caráter irrevogável, nem se ele quiser poderá voltar atrás. Além disso, reduziu em mais de 80% a cota interna do gabinete, o chamado “cotão”. Dos R$ 23.030 a que teria direito por mês, reduziu para R$ 4.600. Segundo os ofícios, abriu mão também de toda verba indenizatória, de toda cota de passagens aéreas e do auxílio-moradia, tudo também em caráter irrevogável. Sozinho, vai economizar aos cofres públicos mais de R$ 2,3 milhões (isso mesmo R$ 2.300.000,000) nos quatro anos de mandato. Se os outros 512 deputados seguissem o seu exemplo, a economia aos cofres públicos seria superior a R$ 1,2 BIlhão. “A tese que defendo e que pratico é a de que um mandato parlamentar pode ser de qualidade custando bem menos para o contribuinte do que custa hoje. Esses gastos excessivos são um desrespeito ao contribuinte. Estou fazendo a minha parte e honrando o compromisso que assumi com meus eleitores”, afirmou Reguffe em discurso no plenário.
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)




